quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Pedro Abrunhosa - Quem me leva os meus fantasmas?

Observa com muita atenção o seguinte vídeo:



Agora, tenta comentar o que acabaste de ver e ouvir, não esquecendo de fazer relação ao que poderia acontecer ao limpa-vias e à sua família se não tivessem recebido aquele "maná" (alimento/arroz) milagroso.

Nota: Podes sempre melhorar os teus textos na etiqueta "Recursos". ou no corrector ortográfico.

38 comentários:

Anónimo disse...

Esta música que acabei de ouvir, refere-se as pessoas que dormem na rua em Portugal, em relação a história do limpa-vias eu acho que se ele não tivesse aquela sorte do arroz cair dos respiradouros, ele talvez não iria ter dinheiro para sustentar a sua família, e iria acabar na rua como aquelas pessoas que vimos no vídeo, que não têm dinheiro para fazer a sua vida.

Unknown disse...

Eu Carina Ferreira na minha opinião acho que o limpa-vias teve muita sorte de receber aquela graça e bondade do Céu, porque senão ele seria como as pessoas infelizes e tristes do video,para mim ele foi "abençoado" porque senão fosse aquele maná milagroso ele seria uma pessoa "desgraçada" o vídeo é triste e ainda leva aquela música triste relacionada com o vídeo, sinceramente gostava muito de os poder ajudar. Pois necessitam mais do que eu e se os podesse ajudar com o arroz milagroso do limpa-vias ajudava-os.

Carina Ferreira n.º3 7º.C

Unknown disse...

Acho que o limpa-vias e a sua família tiveram muita sorte, em que aquele arroz cai-se do Céu, porque se não ele iria viver para a rua ia passar frio, e não teria nada para comer.
Depois de ter visto este vídeo, vi nos olhos destas pessoas que estavam muito tristes nem consigo imaginar, se eu vive-se na rua.
A música é muito triste mas tem muito haver com o vídeo, porque vemos no rosto daquelas pessoas que elas são infelizes.


Marina Teixeira 7ºC

Anónimo disse...

Eu vi nas caras destas pessoas que não havia alegria, porque viviam na rua. A família de certeza não os apoiavam.

Agora eu imagino o limpa-vias sem ter de comer para dar à sua família. Fui um milagre ter caído aquele arroz do céu.

Se eu pudesse ajudar aqueles pobres, ajudava em tudo o que precisassem.

Natacha Teles, 7.ºC

Anónimo disse...

Acabei de ver várias pessoas com uma cara de tristeza, mostrando que são infelizes. Não têm as necessidades básicas da vida. São pessoas que sofrem e não conseguem esconder isso. É desumano a vida que levam.

O limpa-vias também era um sem abrigo, mas a dádiva de Deus trouxe alguma felicidade à sua vida, ao ponto de ter a sua
refeição todos os dias, ao contrário das pessoas no vídeo.

Daniela Rocha 7ºC

Anónimo disse...

Na minha opinião o limpa-vias teve uma sorte milagrosa, porque recebeu alimento do céu para alimentar a sua família, senão ficavam à fome.

Depois de eu ter visto este vídeo do Pedro Abrunhosa, reparei no olhar das pessoas e percebi que estavam tristes. Se eu pudesse ajudar, ajudava, e fazia-as sorrir.

Luís Lima, 7.º C

Anónimo disse...

As pessoas não têm alimentos como o limpa-vias. Elas precisam de dádivas como o limpa-vias, mas aquelas pessoas não têm. Ninguém se importa com elas, às vezes até gozam. Devíamos ajudá-las.

Nuno Ricardo, 7.ºC

Anónimo disse...

Aquelas pessoas tristes e sem abrigo tinham olhos de quem tem fome, olhos de tristeza e de mágoa.

A música é muito triste, mas tem muito a ver com o vídeo. Percebemos pela cara das pessoas que elas têm uma vida muito triste.

O limpa-vias teve muita sorte de receber aquela dádiva (o arroz).


Roberto Roque, 7.º C

Anónimo disse...

No vídeo do Pedro Abrunhosa aparecem muitas pessoas sem alojamento, sem bens alimentares, principalmente sem ninguém para dar amor, carinho, nem ninguém para se preocupar com o seu bem-estar.

Mas há muitas pessoas que tem todo isto e muitas vezes nem dão valor e ninguém imagina o sofrimento de um sem-abrigo que passa fome, sede, sente frio e quer comprar e não tem dinheiro.

E há muitas pessoas com o vestuário cheio e ainda reclamam, porque não sabem o que é não ter, aquilo que sempre tiveram.

E, em relação ao limpa-vias, ele teve muita sorte com o milagre que lhe aconteceu.

Andreína Brito,7ºC

Anónimo disse...

Eu vejo o quanto aqueles homens são tão infelizes por não terem casas. A música ajuda a compreender como os homens eram, nem pareciam pessoas normais. A alimentação deles não era boa, podiam ter uma alimentação melhor. O olhar deles era muito triste por não poderem dormir e comer bem como nós.

Ao limpa-vias também podia ter acontecido o que aconteceu a estas pessoas, se o arroz não tivesse caído do céu a sua vida era igual à deles.

Raquel Fernandes,7.ºC

Anónimo disse...

Depois de ter visto este vídeo, achei que o limpa -vias tinha muita sorte em ter aquele arroz.

Enquanto que algumas pessoas nem têm para comer nem um tecto para viver.

Aquelas pessoas tinham um olhar triste.

Pedro Fernandes, 7.ºC

Anónimo disse...

Na minha opinião, o limpa-vias teve muita sorte de ter recebido alimentos caídos do céu, para alimentar a sua família, porque, senão tivesse essa sorte, ele e a sua família podiam passar muita fome.

Quanto ao vídeo do Pedro Abrunhosa é muito triste ver aquelas pessoas a dormir na rua com fome e frio.

No olhar daquelas pessoas há uma grande tristeza.

Se eu pudesse ajudar aquelas pessoas, eu construía uma casa para os sem abrigo.

Ricardo Calaça, 7.º C

Anónimo disse...

Sem dinheiro, sem comer,sem beber, eu não sei como é possível sobreviver a esta pobreza.

Estes seres humanos têm todos os direitos como um ser humano normal, têm direito de ter o que os outros têm.

A realidade supera a ficção.

Diogo Rocha, 7.ºC

Anónimo disse...

Este vídeo que acabei de ver fala sobre as pessoas que dormem nas ruas, que não têm comida,que têm caras tristes, que são desprezadas.

Em relacão à obra, o limpa-vias também era pobre, a sua sorte foi ter conseguido o arroz, senão ia acabar na rua, sem dinheiro para conseguir cuidar e sustentar a sua família. Por isso, devemos ajudá-los não tratá-los assim.


Pedro António,7.ºC

Anónimo disse...

O limpa-vias teve muita sorte em receber aquele arroz milagroso para si e para a sua família.

Como podem ver no vídeo no vídeo há pessoas que não têm lugar para viver e dormen na rua.

Por isso,o limpa-vias recebeu um milagre.

Ricardo Silvestre, 7.ºC

Anónimo disse...

As pessoas da cidade não têm possibilidades de se vestir como pessoas normais, e não tinham comer por eles vão aprocura do seu alimento.

Andam com os ohlos meios fechados, porque percebemos que isso diz tudo " tristeza e fome".

Estas pessoas não têm abrigo.

Diogo Teixeira , 7. º C

Anónimo disse...

A realidade às vezes é muito difícil de encarar. Viver na rua é muito difícil sem ter alimento para comer. Se não fosse aquele arroz, o limpa-vias e a sua família não tinham nada para comer e para sobreviver. Se o limpa-vias não trabalhasse, a sua família viveria certamente na rua.

Miguel Jesus, 7.º C

Anónimo disse...

Este vídeo que acabei de ver,referece as pessoas que dormem na rua em portugal. Em relação a história do limpa-vias eu acho se ele não tivesse aquele "maná" de deus,que era arroz,ele ia passar fome e a sua família também.


António Martins Nº2 7ºA

Anónimo disse...

Este vídeo que acabei de ver,referece as pessoas que dormem na rua em portugal. Em relação a história do limpa-vias eu acho se ele não tivesse aquele "maná" de deus, que era arroz, ele e a sua família iam passar fome.


António Martins Nº2 7ºA

Anónimo disse...

Na minha opinião, eu acho que, se o limpa-vias não tivesse encontrado aquele arroz, ele e a família talvez estivessem viver na rua, como as pessoas do vídeo, e acabassem por morrer. Aquele arroz foi uma bênção que Deus lhe deu e ele teve muita sorte, porque não acontece a muitas pessoas o que lhe aconteceu. Eu gostei muito de ver este vídeo e acho que devíamos ajudar as pessoas necessitadas.

Anónimo disse...

Na minha opniao esta frase "Quem me dis onde é a estrada" significa quem me ajudara ..

limpa-vias teve sorte que recolhia o arroz do casamento..
e pra ele era um MILAGRE

Mais tal como esta gente nao tem trabalho, e dificil sustentar a sua familia "Se tiver familia é claro"

BOA SORTE PRA ELES

Daniel Alejandro 7ºA Nº5

Anónimo disse...

Na minha opinião este vídeo em relação com a obra "Arroz do Céu" tem tudo a ver.
O vídeo está a tentar exprimir que há tantos mendigos no mundo, sem família, sem comida, et-cetera.
Fiquei muito comovida com o vídeo em que o cantor reflectiu um pouco sobre a vida de um mendigo e isso mostra que ainda existem pessoas que importam-se com os problemas existentes.


Isabel Freitas 7.ºB

Anónimo disse...

Vi nos ohos destas pessoas que não eram felizes a viever na rua eu acho muito triste o que vi neste video viver sem nada de comer nem beber.
O limpa-vias que de graças a deus que se não fosse este arroz caiudo do seu ele ia viver para o meio da rua na miseria com os filhos.E ainda mais ia viver a chuva no frio e nos lixos do chão e uma coisa que espero nunca me acontecer,e o que devemos de fazer e nos ajudar uns aos outros, para que sejamos felizes , não tristes como os pobres que vivem na miseria.



Pedro Santos N19 turma 7A

Anónimo disse...

Axo triste e vi nas caras das pessoas que vivem nas ruas que não são felizes.A pobreza tras a infelicidade a miseria faz com que percamos o amor as pessoas.
É muito triste e eu nao queria tar na situaçao destas pessoas sem comer nem de beber dormir no chão ao frio a chuva.
O limpa-vias teve muita sorte em ter vindo aquele arroz do céu foi uma dávida de Deus para que ele nao fosse com a sua família viver na rua ao frio a chuva no chão.
E ainda sem nada de comer nem beber ser infeliz e churar pelas ruas pedindo esmolas.
Tenho pena e não queria tar na situaçao destas pessoas.Eeu acho que nos devemos ajudar uns aos outros.


Pedro Santos turma 7A

Anónimo disse...

Vi nos ohos destas pessoas que não eram felizes a viever na rua eu acho muito triste o que vi neste video viver sem nada de comer nem beber.
O limpa-vias que de graças a deus que se não fosse este arroz caiudo do seu ele ia viver para o meio da rua na miseria com os filhos.E ainda mais ia viver a chuva no frio e nos lixos do chão e uma coisa que espero nunca me acontecer,e o que devemos de fazer e nos ajudar uns aos outros, para que sejamos felizes , não tristes como os pobres que vivem na miseria.



Pedro Santos N19 turma 7A

Anónimo disse...

Este vídeo que acabei de ver, reflecte-se no arroz milagroso que o limpa-vias recebeu do seu céu, se não tinha recebido andava com mais despesas e podia acabar por ir viver para a rua como os homens abandonados nas ruas Portuguesas


Nuno Nunes 7ºB nº15

Anónimo disse...

Este vídeo que acabei de ver, reflecte-se no arroz milagroso que o limpa-vias recebeu do seu céu, se não tinha recebido andava com mais despesas e podia acabar por ir viver para a rua como os homens abandonados nas ruas Portuguesas


Nuno Nunes 7ºB nº15

Anónimo disse...

Esta música que ouvi para mim significa que para o limpa-vias aquele arroz foi milagroso porque se não tivesse aquele arroz,se o arroz não caisse dos respiradouros
o limpa-vias iria parar na rua com uma familia .Esta música também,serve para alguns mendigos de portugal que não conseguem refazer a sua vida nem têm casa por isso andem por ai em ruas a pedir esmola,mendigar.
Olimpa-vias e os mendigos de portugal têm muito em comum.A salvação do limpa-vias foi o arroz que caia nos respiradouros mas os mendigos que andam por ai a pedir esmola não têm solução.

Joana Sofia Dinis 7ºB nº9

Anónimo disse...

O limpa-vias sustentou a sua família com aquele simples maná. Se nao fosse essa graça divina que o Senhor concedeu-lhe, o limpa-vias e a sua família, podiam estar a viver na rua ao relento. E este video diz exactamente a mesma coisa, estas pessoas que carregam uma tristeza imensa e profunda, dia a dia nas suas lágrimas e na sua face. Que vivem na rua sem lugar onde dormir, onde abrigar-se, sem o que comer. O limpa-vias e a sua repectiva família tiveram muita sorte em receber aquela dádiva, se não fosse ela podiam ser mendigos como estas simples e pobres pessoas. Sara Sousa nº22 7ºA

Anónimo disse...

Sobre esta música que acabei de ouvir eu acho que em portugal a muitas pesoas a dormir nas ruas e sobre o limpa-vias eu acho se não fosse aquele arroz milagroso a cair nos respiradoures ele talvez não iria ter dinheiro para sustentar os seus sete ou oito filhos e a sua mulher e eles iriam acabar na rua como as pesoas que vimos no filme que não tinham dinheiro. wilson Sousa 7B N19

Anónimo disse...

Sobre aquilo que acabei de ver acho que a familia do limpa-vias ia passar fome se não fosse o arroz que caia nos respiradores que era um arroz milagroso. catarina 7B N3

Anónimo disse...

Este vídeo que acabei de ver, visualizei que nos olhos das pessoas havia muita solidão e tristeza, verifiquei que em Portugal há muitas pessoas a viverem na rua.
Pensei e cheguei á conclusão se o limpa-vias não tivesse o arroz, não poderia sustentar a sua família e iria dormir na rua,

Natércia, 7ºA

Anónimo disse...

Eu Marco Nunes, nesta música que eu acabei de ouvir percebi que nao se deve maltratar nem despresar ninguém,esta música e para aqueles que dormem na rua em Portugal principalmente,porque eles não conhecem o que e viver como qualquer pessoa que tenha casa comer todos os dias á mesa e outras coisas

Anónimo disse...

Neste Vídeo notei que estas pessoas não têm uma vida decente vê se logo nos olhos deles,e o limpa-voas teve sorte em receber aquele arroz milagroso,e se aquele arroz não tivesse caido talvez não tinha condições para sustentar a família.

Anónimo disse...

Não sabia que havia tanta pobreza em Portugal, fiquei surpreendida como e que há pessoas que conseguem viver assim.
Se na obra "O arroz do céu" o limpa-vias a personagem principal se não tive-se o arroz também ficaria na rua como os pobres.
Eduarda 7ºA

Anónimo disse...

Neste vídeo,vi que estas pessoas não têm onde dormir,nem o que comer.Se o limpa-vias não tivesse recebido aquela dádiva de Deus,que era o arroz,passaria fome com a sua família.Acabava como aquelas pessoas que não têm nada.

Catarina nº3 7ºA

Anónimo disse...

Neste vídeo consegue-se ver que nos olhos e na cara das pessoas havia muita tristeza. Porque vivem na rua sem condições para a sua sobrevivência.
Este vídeo serviu para refletir sobre a vida do limpa-vias sem o arroz não tinha comer nem como sustentar a sua família iria viver num canto da rua.
Se alguém pudesse ou mesmo eu ajudar estas famílias que vivem na rua todo seria melhor.
Petra 7ºA

Anónimo disse...

Este vídeo é sobre todas os mendigos que infelizmente vivem na rua sem um lar ,passam fome e se reparar-mos bem têm os olhos carregados de tristeza e de amargura.
Se o limpa-vias não tivesse apanhado aquele arroz e o levasse para casa provalvelmente ele e a sua família acabariam também por ser mendigos.

Lúcia 7ºA nº14